Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 27 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO - PPGTUR (16.54)
Código: PGT1221
Nome: ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS EM TURISMO
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Evolução do pensamento estratégico. Frentes de desenvolvimento da inteligência competitiva, tecnologia, gestão e ambiente. Principais modelos de análise do ambiente interno e externo. Estratégia e posicionamento competitivo. Competências Centrais. Balanced Scorecard. Processo Estratégico e a Busca de Capacitações Dinâmicas. Instituições, Políticas e Estratégias. Os grandes movimentos estratégicos.
Referências: AAKER, D. A., Administração estratégica de mercado, Bookman, 2001. ABELL, D. F., Definição do negócio, Atlas, 1991. ABELL, D. F. Managing with dual strategies, Free Press, 1993. ACKOFF, R. L., Planejamento empresarial, LTC, 1979. ALMEIDA, M. I. R., Manual de planejamento estratégico Atlas, 2001. ANSOFF, H. I., Administração estratégica, Atlas, 1983. ANSOFF, H. I., A nova estratégia empresarial, Atlas, 1990. ANSOFF, H.I. & McDONNELL, E., Implantando a administração estratégica, Atlas, 1993 BETHLEM, A., Evolução do pensamento estratégico no Brasil, Atlas, 2003 CAVALCANTI, M. (org.), Gestão estratégica de negócios, Pioneira, 2001. COSTA, B. K. & ALMEIDA, M. I. R., (coords.) Estratégia, perspectivas e aplicações, Atlas, 2002. COSTA, E. A., Gestão estratégica, Saraiva, 2002. DAY, G. & REIBSTEIN, D., A dinâmica da estratégia competitiva, Campus,1999. DIXIT, A.K. & NALEBUFF, B.J., Pensando estrategicamente, Atlas, 1994. GHEMAWAT, P., A estratégia e o cenário dos negócios, Bookman, 2000. FAHEY, L. & RANDALL, R.M., The portable MBA in strategy, Wiley, 1994. FAULKNER, D. & BOWMAN, C., Essence of competitive strategy, Prentice Hall, 1995. FISCHMANN, A.A. & ALMEIDA, M.I.R., Planejamento estratégico na prática, Atlas, 1991. GHEMAWAT, P., A estratégia e o cenário dos negócios, Bookman, 2000. HAMEL, G. & PRAHALAD, C.K., Competindo pelo futuro, Campus, 1995. HAX, A.C. & MAJLUF, N.S., The strategy concept and process, Prentice Hall, 1991. HARRISON, J. S., Administração estratégica de recursos e relacionamentos, Bookman, 2005

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao v4.13.10