Ementa/Descrição: |
Carga Horária: 45h, em dois períodos, separados por duas semanas
Ementa: Apresentação do âmbito filosófico e técnico permitindo a redação de
textos científicos em prosa técnica.
Objetivo: Desenvolver habilidades para redigir textos que apresentam
material cientifico na área de biologia.
Procedimentos: Aulas teóricas apresentando âmbitos filosóficos e técnicos
necessários para a redação de artigos científicos; Atividades em classe;
Redação de textos científicos em casa.
Justificativa: Auxiliar na formação acadêmica de alunos de pós-graduação
para melhorar a redação de artigos científicos inteligíveis.
Objetivo geral: Ao final da disciplina o aluno deverá entender i) a filosofia
própria a redação cientifica escrita, ii) o viés psicológico do escritor(a) e do
leitor(a) que dificulta a comunicação efetiva, iii) as técnicas que permitem a
elaboração de textos científicos lógicos e lineares.
Conteúdo Programático: Aspectos gerais sobre a prosa técnica, sua
importância e aplicações do processo da publicação de artigos científicos. |
Referências: |
Hesson, J. English for research papers: a handbook for Brazilian authors.
(ebook Kindle), 2015.
Sand-Jensen, K. How to write consistently boring scientific literature. Oikos
116: 723-727, 2007.
Schuster, E.; Levkowitz, H.; Oliveira Jr., O. N. (Org.). Writing scientific papers
in English successfully - Your complete roadmap. Andover, Massachusetts
and São Carlos, Brazil: hypertek.com, 2014. |