Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 13 de Dezembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS - IMD (11.00.05.02.03.08)
Código: PPGITE0026
Nome: ACESSIBILIDADE DIGITAL
Carga Horária Teórica: 15 h.
Carga Horária Prática: 15 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Capacidades humanas para interagir com artefatos: movimento, fala, audição, percepção, cognição e aprendizagem. Diversidade de capacidades entre pessoas e contextos, e sua evolução com o passar do tempo. Conceitualização e legislação sobre acessibilidade. Design inclusivo e universal. Princípios, recomendações e normas de acessibilidade. Tecnologias Assistivas
Referências: BORGES, José Antonio dos Santos; DIAS, Angélica Fonseca da Silva; OLIVEIRA, Juliana Coutinho. Deficiências e Tecnologia Assistiva: Conceitos e aplicações. In: SANTOS, Edméa O.; PIMENTEL, Mariano; SAMPAIO, Fábio F. (Org.). Informática na Educação: autoria, linguagens, multiletramentos e inclusão. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. (Série Informática na Educação CEIE-SBC, v.2) Disponível em: <https://ceie.sbc.org.br/livrodidatico/tecnologiaassistiva> FIRTH, Ashley. Practical Web Accessibility: A Comprehensive Guide to Digital Inclusion. Apress, 2024. FLOYD, KIM K.; JEFFS, TARA; PUCKETT, KATHLEEN S. (Ed.) Assistive Technology and Universal Design for Learning: Toolkits for Inclusive Instruction. Plural Publishing, 2024. GILBERT, Regine M. Inclusive design for a digital world: Designing with accessibility in mind. Apress, 2019. HORTON, Sarah; SLOAN, David. What Every Engineer Should Know about Digital Accessibility. CRC Press, 2024. JOHNSON, Jeff. Designing with the Mind in Mind: Simple Guide to Understanding User Interface Design Guidelines. Third edition. Morgan Kaufmann Publishers, 2020. MANCILLA, Rae; FREY, Barbara A. (Ed.). Guide to digital accessibility: policies, practices, and professional development. Taylor & Francis, 2023. MERCIER, Sarah. Design for All Learners: Create Accessible and Inclusive Learning Experience. Association for Talent Development, 2025. MILLER, Susi. Designing Accessible Learning Content: A Practical Guide to Applying best-practice Accessibility Standards to L&D Resources. 2nd Edition. Kogan Page Publishers, 2025. SIMPSON, Richard. Computer Access for People with Disabilities: A Human Factors Approach. CRC Press, 2013. ISBN-13: 978-1-4665-5372-9 STEPHANIDIS, Constantine (Editor). The Universal Access Handbook (Human Factors and Ergonomics). CRC Press, 2017. ISBN-13: 978-1138111899

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao v4.19.5