Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Unidade Responsável: |
ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ (11.22) |
Código: |
EFL0333 |
Nome: |
MANEJO DE AREAS NATURAIS PROTEGIDAS |
Carga Horária Teórica: |
30 h. |
Carga Horária Prática: |
15 h. |
Carga Horária de Ead: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
45 h. |
Pré-Requisitos: |
( EFL0326 )
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Co-Requisitos: |
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Equivalências: |
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Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Sim |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
Necessita de Orientador: |
Não |
Possui Subturmas: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Quantidade de Avaliações: |
3 |
Ementa/Descrição: |
1. A recreação ao ar livre; primeiros Parques Nacionais e movimentos conservacionistas no Brasil e no mundo. 2. A visão econômica da conservação. Sociologia do Lazer: filosofia biocêntrica e antropocêntrica no manejo de áreas naturais; experiência recreacional; análise do visitante; demanda para recreação. 3. Introdução à Economia dos Recursos Naturais: conceitos básicos e relacionamento com o planejamento e manejo de áreas naturais; fatores que afetam a demanda; avaliação econômica em Unidades de Conservação. 4. Plano do Sistema de Unidades de Conservação do Brasil: objetivos nacionais da Conservação, categorias de manejo. 5. Planejamento: conceito e estrutura do Plano de Manejo; fases do planejamento; participação pública em planejamento; levantamento dos recursos para o planejamento; uso dos recursos pelos visitantes. 6. Zoneamento: limites, considerações para delimitação de unidades de conservação; zonas de manejo; programas especiais. Interpretação em Áreas Naturais: objetivos da Interpretação; métodos e técnicas de interpretação; e programa interpretativo. 7. Planejamento de Local: requerimentos ecológicos; estéticos e técnicos; placas; sinalização, proteção e segurança. 8. Manejo do uso público: princípios básicos; metodologias para avaliação do uso público em áreas naturais protegidas; técnicas para lidar com os impactos negativos do uso público. |
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