Ementa/Descrição: |
A disciplina busca discutir os pressupostos epistemológicos da corporeidade e da educação ambiental e a evolução das relações do ser humano com o meio da cultura ocidental, iniciando pelo pensamento grego (concepção organísmica da natureza), a influência do cristianismo, a ética antropocêntrica (conceção mecanicista), chegando a hipótese de Gaia e ao holismo. A efetivação das preocupações com a educação ambiental será traduzida através do estudo de textos e reflexões da corporeidade. Corpo como meio da existência humana. Corpo como sujeito, como uma construção social que se dá na relação com a cultura e a história. Lugar do corpo na escola na sociedade e no meio ambiente. O impacto da globalização sobre as potencialidades de sustentabilidade da sociedade atual também deverá ser objeto de discussão. O curso também se dedicará á apresentação de propostas /atividades pedagógicas de educação ambiental numa perspectiva trans/interdisciplinar.
2. OBJETIVO GERAL
Aplicar conceitos e técnicas de práticas corporais de harmonização, em planejamento, orientação e avaliação do ensino, instrumentalizando para atuação nos campos da educação ambiental.
3. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
► O Corpo e a Ecologia Humana
► O lugar do Corpo no Meio Ambiente
► Práticas Corporais e a Sociedade
► Práticas Corporais de Harmonização e o Processo de Auto-Conhecimento
4. METODOLOGIA
►Freqüência as aulas, discussões em grupos de temáticas enfocadas na proposta do Curso de Especialização em Educação Ambiental.
► Nível de participação nas aulas
►De forma contínua e apresentação de relatório final.
|