Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 22 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO - PPGTUR (16.54)
Código: PGT1225
Nome: MARKETING EM TURISMO
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Fundamentos e dimensões do Marketing. Papeis do marketing para e na sociedade. Ambiente de marketing e teorias do mercado. Marketing turístico e para o turismo. Formas do mercado e seus modelos. Estudos de marketing interorganizacional. Trocas em marketing, interações entre fornecedores e consumidores finais. Cultura e Consumo. Modernidade e a crise de sentido do consumidor. O comportamento de compra na sociedade contemporânea.
Referências: AXELSSON, B. e EASTON, G. Industrial networks: A new view of reality. London: Routledge, 1992. BORGES, M. L.; DALL-AGNOL, D.; DUTRA, D. V. (2003) Ética. Rio de Janeiro, RJ: DP&A Editora. CASTELLS, M. A sociedade em rede. 7 ed. São Paulo: Paz e Terra, v.1. 2003 (A era da informação: economia, sociedade e cultura) CASTELLS, M. O fim do Milenio. 3 ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, v.3. 2002. 497 p. (A era da informação: economia, sociedade e cultura) CASTELLS, M. O poder da identidade. 3 ed. São Paulo: Paz e Terra, v.2. 2001 (A era da informação: economia, sociedade e cultura) FONTENELLE, I. A. O nome da marca: McDonalds, fetichismo e cultura descartável. São Paulo: Boitempo Editorial. 2002 FORD, D., GADDE, L.-E., HÅKANSSON, H. e SNEHOTA, I. Managing business relationships. 2nd.ed. West Sussex: John Wiley & Sons, 2003. GRÖNROOS, C. Marketing - Gerenciamento e Serviços. 2 ed. Rio de Janeiro: Campus. 2004. 404 p. HÅKANSSON, H. e SNEHOTA, I. Developing relationships in business networks. London: Routledge, 1995. HÅKANSSON, H. e WALUSZEWSKI, A. Managing Technological Development. London: Routledge, 2002a. HÅKANSSON, H. Industrial technological development: A network approach. London: Routledge, 1989. HÅKANSSON, H., HARRISON, D. e WALUSZEWSKI, A. Rethinking Marketing: Developing a New Understanding of Markets. London: John Wiley & Sons, 2004. HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 7 ed. Rio de Janeiro: DP&A. 2003 HARVEY, D. Condição pós-moderna. 12 ed. São Paulo: Edições Loyola. 2003 HENNIG-THURAU, T., GWINNER, K. P., GREMLER, D. D. e PAUL, M. Managing service relationships in a global economy: Exploring the impact of national culture on the relevance of customer relational benefits for gaining loyal customers. Advances in International Marketing, n.15, p.11-31. 2004. KRAMER, R. M. Making Sense of the Organization. Administrative Science Quarterly, v.47, n.4, p.748, 2002. LYOTARD, J.-F. A condição pós-moderna. 7 ed. Rio de Janeiro: Editora José Olympio. 2002 MAGALA, S. J. Sense Making in Organizations. Organization Studies (Walter de Gruyter GmbH & Co. KG.), v.18, n.2, p.317, 1997. MCCRACKEN, G. Cultura e consumo. 1 ed. Rio de Janeiro: Editora Mauad. 2003. 206 p. (Coleção Cultura e Consumo) MORIN, E. Epistemologia da complexidade. In: D. F. SCHNITMAN (Ed.). Novos paradigmas, cultura e subjetividade. Porto Alegre: Artmed, 1996. Epistemologia da complexidade, p.274-279 QUINN, J. B. Outsourcing Innovation: The New Engine of Growth. Sloan Management Review, v.41, n.4, p.13, 2000. SLATER, D. Cultura do consumo & modernidade. 1 ed. São Paulo: Editora Nobel. 2002. 216 p. SLATER, D. Cultura do consumo & modernidade. São Paulo, SP: Nobel,(2001). SPENCE, L. J. e SCHMIDPETER, R. SMEs, social capital and the common good. Journal of Business Ethics, v.45, n.1, p.93, 2003. WEICK, K. E. Whole World on Fire: Organizations, Knowledge, and Nuclear Weapons Devastation. Administrative Science Quarterly, v.50, n.1, p.136-140, 2005.

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