Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: CCSA - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO (16.99.31)
Código: LAT0471
Nome: ESA0012 - CORPOREIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Carga Horária Teórica: 20 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 20 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Não
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A disciplina busca discutir os pressupostos epistemológicos da corporeidade e da educação ambiental e a evolução das relações do ser humano com o meio da cultura ocidental, iniciando pelo pensamento grego (concepção organísmica da natureza), a influência do cristianismo, a ética antropocêntrica (conceção mecanicista), chegando a hipótese de Gaia e ao holismo. A efetivação das preocupações com a educação ambiental será traduzida através do estudo de textos e reflexões da corporeidade. Corpo como meio da existência humana. Corpo como sujeito, como uma construção social que se dá na relação com a cultura e a história. Lugar do corpo na escola na sociedade e no meio ambiente. O impacto da globalização sobre as potencialidades de sustentabilidade da sociedade atual também deverá ser objeto de discussão. O curso também se dedicará á apresentação de propostas /atividades pedagógicas de educação ambiental numa perspectiva trans/interdisciplinar. 2. OBJETIVO GERAL Aplicar conceitos e técnicas de práticas corporais de harmonização, em planejamento, orientação e avaliação do ensino, instrumentalizando para atuação nos campos da educação ambiental. 3. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS: ► O Corpo e a Ecologia Humana ► O lugar do Corpo no Meio Ambiente ► Práticas Corporais e a Sociedade ► Práticas Corporais de Harmonização e o Processo de Auto-Conhecimento 4. METODOLOGIA ►Freqüência as aulas, discussões em grupos de temáticas enfocadas na proposta do Curso de Especialização em Educação Ambiental. ► Nível de participação nas aulas ►De forma contínua e apresentação de relatório final.

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