Ementa/Descrição: |
Trabalho coordenado por um Psicólogo, com a participação de um grupo teatral.
Apresentações. Levantamento e articulação de expectativas em relação ao curso e sua organização. Aprendizagem vivencial, vivências individuais (descoberta do eu) e grupais (descoberta do nós).
Política e Sistema de Saúde; Modelos de Atenção à Saúde; A posição do hospital no Sistema Único de saúde; O Sistema Único de Saúde: aspectos históricos; princípios, diretrizes; características gerais da organização sanitária; Assistência hospitalar no SUS; Articulação entre o hospital e a rede de saúde; A rede básica, secundária e terciária; Reorganização da Assistência à Saúde [NOAS/ Hospital/ Infecção Hospitalar. Legislação Sanitária; O atual quadro sanitário brasileiro; o perfil sócio-econômico e sanitário do RN; Processo de trabalho em saúde; A Gestão de Serviço de Saúde Hospitalar e seus desafios; O hospital a serviço das necessidades da população.
Noções de Epidemiologia. Medidas de associação: Risco relativo e Odds ratio. Sensibilidade e Especificidade. Tipos de variáveis. Fatores de risco. Validade e precisão. Relação causa-efeito. Medidas de associação e frequência de doenças. Vieses. Tipos de estudos epidemiológicos: série de casos, caso-controle, cross-sectional, coorte, ensaio clínico randomizado, metanálise. Árvore de decisão e análise econômica. Análise crítica da literatura. Decisão baseada em guidelines. Medicina baseada em evidências.
Cadeia da infecção hospitalar.
Técnicas de vigilância. Prática de vigilância epidemiológica. Investigação de surtos. Análise de dados. SINAIS
Conceito e notificações em Tecnovigilância, Hemovigilância e Farmacovigilância.
Legislação brasileira: Lei, Portaria, Roteiro de inspeção.
Responsabilidade técnica e legal do SCIH/ CCIH.
Planos de trabalho das unidades de Tecnovigilância, Hemovigilância e Farmacovigilância da ANVISA.
|