Apresentação

O Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCSa) foi aprovado pela Resolução nº. 021/2001-CONSEPE/ UFRN, e pela CAPES, nível mestrado em documento de 17/12/2001 e nível de Doutorado de 20 de dezembro de 2004, documento nº 264/2004/CTC/CAPES. É regido pelo Estatuto da UFRN (com ultima atualização pela Resolução no 013/2008 – CONSUNI, de 01 de dezembro de 2008) e Regimento Geral da UFRN (com ultima atualização pela Resolução nº 009/2018-CONSUNI, de 13 de agostode 2018), pela Resolução nº 197/2013-CONSEPE, 10 de dezembro de 2013, que normaliza os programas e cursos de pós-graduação da UFRN, e pelo Regimento Interno do PPGCSa (Anexo da Resolução nº 055/2007-CONSEPE, de 06 de novembro de 2007).

Inserido na área de avaliação da “Medicina II”, o PPGCSa está vinculado, desde de 2011, na área básica de “Doenças Infecciosas e Parasitárias”, após migração dos programas da área básica de Nutrição, que o programa estava inserido, para uma nova Área de Avaliação de Nutrição.

Atual coordenação: Prof. Eryvaldo Sócrates Tabosa do Egito; e vice-coordenação  Prof.ª Ana Katherine da Silveira Gonçalves de Oliveira, que possueam o compromisso de estimular a internacionalização e incremento da produtividade científica na área de Ciências da Saúde, mediante produção em revistas internacionais de alto impacto.


OBJETIVOS

Objetivo Geral:

Formação de recursos humanos (Mestres e Doutores) de qualidade na área de saúde, Desenvolvimento científico e tecnológico, direcionado a produção científica na área de Ciências da Saúde, tendo como produto, artigos publicados em revistas internacionais de alto impacto e patentes. Além de estimular o intercâmbio científico com os grandes centros internacionais de referência.

Objetivos Específicos:

- Propiciar conhecimentos, preparando seus estudantes para o desempenho de atividades de pesquisa e de magistério superior na área de Ciências da Saúde, priorizando a titulação de docentes pesquisadores das universidades públicas e privadas sediadas em Natal e das instituições de nível superior do estado do Rio Grande do Norte e do nordeste brasileiro, além de diversas outras regiões do país.

- Incentivar a pesquisa e a publicação em revistas com bons fatores de impacto, visando promover a produtividade científica na área de Ciências da Saúde.

- Formar o maior número possível de recursos humanos com qualificação atualizada, diferenciada e de excelência na área, com capacidade para intercambiar conhecimentos com os melhores centros de pesquisa nacionais e internacionais.

- Internacionalizar o programa com o intercâmbio de estudantes e professores entre o Brasil, Europa e Estados Unidos, através de projetos de pesquisa (Cofecub, Sem Fronteiras - Pesquisador Visitante Especial e PGCI - Programa Geral de Cooperação Internacional).


Endereço Alternativo


Coordenação do Programa

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao