Práticas de letramento em crianças e adolescentes com mielomeningocele
Mielomeningocele; Leitura; Aprendizagem
Introdução: A mielomeningocele é um tipo de espinha bífida aberta, decorrente do fechamento inadequado do tubo neural durante o período de desenvolvimento, que pode causar diversas alterações. No Brasil, a prevalência desta alteração é de aproximadamente 1,6 a cada 1000 nascidos vivos. Devido às diversas complicações do quadro, estuda-se as repercussões da malformação com riscos de alterações em linguagem oral e escrita, assim como possíveis práticas interventivas relacionadas ao letramento nesta população. Objetivo: Caracterizar as habilidades de linguagem escrita em crianças e adolescentes com Mielomeningocele e investigar os efeitos de práticas de letramento nessa população. Método: Estudo estruturado em duas pesquisas: (1) estudo transversal para caracterização das habilidades de linguagem escrita (processamento fonológico, leitura e escrita) em 09 crianças e adolescentes com mielomeningocele entre 7 e 15 anos de idade que frequentam um Centro Especializado em Reabilitação e (2) estudo longitudinal para investigação das práticas de letramento na população alvo. Resultados: 6 participantes (66,6%) da amostra apresentaram déficits nas habilidades de processamento fonológico, leitura e escrita. Em relação às práticas de letramento, os resultados serão analisados estatisticamente e inseridos no estudo. Conclusão: De acordo com o estudo 1, conclui-se que o público alvo apresentou alterações nas habilidades de linguagem escrita e de acordo com a escala de leitura, infere-se que eles apresentam entusiasmo e interesse nas práticas de letramento. A conclusão em relação ao estudo 2 está em análise.